sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tudo Sobre a Nova Gripe (A H1N1)

A chamada "Gripe Suina" que não pode mais ser chamada assim para não atrapalhar a comercialização da carne suina e seus derivados, chegou a Petrolina há alguns dias. Por isso reproduzimos abaixo perguntas e respostas sobre o vírus:
1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
De 24 de abril, data do primeiro alerta da OMS até 15 de julho não havia qualquer comprovação. Só haviam casos de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. Em 16 de julho ocorreu a notificação do primeiro caso de transmissão sem esse tipo de vínculo.
2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procurar seu médico ou vá a um posto de saúde.
3. Quando eu devo procurar um médico?
Após sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.
4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado.
5. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o Tamiflu prescrito por um médido. Automedicação não!
6. O medicamento está em falta?
Não. O Ministério da Saúde possui estoque suficiente de medicamento para tratamento dos casos indicados. Além de comprimidos para uso imediato, temos matéria-prima para produzir mais nove milhões de tratamentos.
7. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
Atualmente, o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nestas unidades, existem 900 leitos com isolamento adequado para atender aos casos que necessitem de internação. Todos os outros hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe.
8. Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
O texto acima foi resumido para este blog. Clique aqui e leia a versão completa.

Um comentário:

  1. o que fazer quando toda a populacao esta apavorada por causa dessa nova gripe

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!